Pesquisar neste blogue

26 de julho de 2010

Praias Portuguesas

Altura do verão, praia e muito calor.
Mas espera lá, o mar está maluco ou quê? Só se vê é pessoas a ser levadas, pessoas a morrer afogadas e outras tantas a apanhar grandes sustos. Agora nos noticiários aparecem os meios que disponibilizamos para salvar estas vidas, ou até para resgatar o corpo dos que perecem. Como por exemplo a procura  do corpo do jovem de 13 anos para o qual se mobilizaram 10 barcos 2 helicópteros e 50 pessoas de entre os quais nadadores.
Pode parecer um pouco frio da minha parte mas... As praias já lá estavam não era? Os perigos presentes não era? As pessoas são informadas dia a dia, quer nas noticias como nas próprias praias. Então qual é o problema no meio disto tudo? As pessoas são inconscientes, diria mesmo inconsequentes…

Será que é sensato pensar algo do tipo:
"Olha são 19h30m os nadadores salvadores já foram embora e está bandeira amarela... BORA NADAR!!!".
Pois bem... Isto é o bom do ser humano a funcionar. Quando não está por perto quem regule, é porque o perigo de fazer o que é por norma restrito deixa de existir.
Com isto e depois do mal feito é ver as pessoas a criticar tudo e todos pelo acontecido. Criticam aqueles que passam horas a fio a procura dos seus entes queridos, esses que com o mal feito tentam tudo para trazer alguma paz as famílias. Pois bem e soluções? Metemos nadadores salvadores até as 21h e será vermos as pessoas a irem para a água as 22h, que irá ser portanto o mesmo que acontece hoje em dia mas inviabiliza qualquer tipo de salvamento.




Vamos pensar antes de fazer a asneira porque existem erros que perduram. A solução está nas pessoas e não nas medidas já existentes nos locais…

Cumprimentos.

Sem comentários: