Pesquisar neste blogue

23 de fevereiro de 2013

João e o lobo, ou será Pedro?


Pois é meus amigos, vim aqui para contar a primeira história que me lembro de ouvir o meu pai contar-me! Era novo, bastante novo... Na altura em que contei a minha primeira mentira, daquelas mentiras tão descabidas que ninguém acredita!
Relembrei hoje que tinha mentido sobre o que se tinha passado no infantário. Mais tarde nessa semana, contei à minha Mãe algo de grave que me tinham feito passar e ela não acreditou!(Resultado... Lixei-me!) Pois bem, foi esta a história que ficou na minha memória!

O João (sim o João, não o Pedro... É a minha memória, conto como a ouvi.=P.), era um pastor que todos os dias levava o seu rebanho de ovelhas até à serra... Um dia o João, aborrecido, decidiu animar o seu dia. Lembrou-se de fingir que o seu rebanho estava a ser atacado por um lobo:
- "Acudam, o meu rabanho está a ser atacado!"(Gritou o João...).
Logo o seu apelo foi ouvido e toda a aldeia pegou em armas, as que tinham mais à mão e foi serra a cima ajudar o João. Ao chegarem o João estava num riso desenfreado:
- "Ah Ah Ah, pensaram mesmo que o meu rebanho estava em perigo." (Diz o João com o seu ar de gozo).
Os aldeões, chateados com a situação, lá desceram à aldeia amaldiçoando aquele pequeno rapaz.
Mas os dias passaram e tudo voltou à normalidade... Eis senão quando, o João, noutro dos seus dias demasiado calmos e aborrecidos, decide que seria tempo de pregar nova partida:
-"Socorro, os lobos, socorro!" (Gritou mais uma vez o João...).
Os aldeões, desconfiados mas preocupados, pegaram em armas e com toda a urgência de quem acude alguém, subiram a serra para ajudar o João. Ao chegarem ao pé do João, lá estava o rapaz com o seu riso, fazendo pouco das pessoas que tudo deixaram para o irem acudir... Voltaram para trás os aldeões, com raiva deste pequeno rapaz.
Pouco tempo depois, estava o João com o seu rebanho, no seu trabalho enfadonho e monótono quando vindo de umas moitas, aparece um lobo faminto! O pequeno João entrou em pânico e com toda a sua força gritou:
-"Ajudem-me, um lobo, um lobo...".
O João esperou enquanto o lobo atacou, uma, duas e três ovelhas e o João desesperado gritou:
-"O lobo está a atacar as ovelhas, acudam!".
O lobo continuou e o João fugiu... Não apareceu ninguém para o ajudar nesse dia! Os aldeões não pegaram em armas, ninguém deixou os seu afazeres para ajudar aquele pequeno rapaz. Os aldeões conheciam o João e o João era um pequeno rapaz, que tinha perdido o rebanho!



Adenda:
Melhor sorte teve o Pedro, por não ser o João!=P.

Lembrei-me de pesquisar acerca deste conto e é impressionante o que se encontra! Este conto deu origem a uma expressão idiomática inglesa "to cry wolf" (dar um falso alarme). Um conto com séculos e que me foi contado à tão pouco tempo, impressionante!
Aqui fica o link sobre toda a história acerca deste conto: The Boy Who Cried Wolf.

Espero que gostem!;).
Cumprimentos a todos e bons contos...

Sem comentários: