Vou começar por contar o conto apresentado na peça "Fábulas Fabulosas" apresentado no PaxJulia em Beja, peça a qual aconselho a todos não só pela qualidade mas também por ser gratuita.
"Um belo dia um senhor tentou usar o reflexo condicionado para ensinar o cão a não comer quando ele assobiava duas vezes. No primeiro dia chegou ao pé do cão colocou a comida e assobiou duas vezes e logo o cão comeu a comida toda, no segundo dia o mesmo e por ai adiante... Ao fim de uns dias, o dono furioso, vendo que o cão não ligava aos dois assobios, decidiu desistir e colocou a comida sem assobiar duas vezes. No dia seguinte o dono sai de casa e qual não é o seu espanto quando vê o cão á frente da comida sem ter comido nada. O cão tinha aprendido a apenas comer quando o dono assobiava duas vezes..."
Pois é... O reflexo condicionado foi estudado pelo fisiologista russo Ivan Pavlov (1849-1936) e é uma das melhores técnicas para ensinar animais de estimação. Esta funciona da seguinte maneira:
Exemplo:
Querem que o cão não coma até assobiarem…
- Coloquem a comida a frente do cão.
- Não o deixem comer dessa comida.
- Assobiem.
- Deixem-no comer.
O cão irá associar o assobio ao facto de poder ter a sua recompensa, ou seja o jantar!;).
Pois bem... Uma bela maneira de ensinar os vossos animais! Mas vejam bem o que ensinam pois pode sair o tiro pela culatra !=P.
Cumprimentos...
1 comentário:
A estória lá no teatro foi engraçada... o dono ladrava 2 vezes porque queria incutir no cão que se assim o fizesse poderia jantar. Foram dias, meses e até anos a repetir o mesmo procedimento até que um dia se fartou e achou que o seu cão era burro. Deixou de querer ensina-lo a ladrar 2 vezes para pedir a comida. Nesse dia o cão não comeu. Estava esfomeado mas não tocou na comida que o dono lhe colocou à frente. Estava à espera que o dono ladrasse...... :D:D:D:D:D
ahahahahaha
beijokas grandes!! LU!
Enviar um comentário