Pesquisar neste blogue

4 de dezembro de 2011

A igreja rouba ou distribui?


Pois bem, a verdade é que não gosto de julgar os outros pelo que escolhem ou acreditam, mas dou por mim a achar no mínimo estranho que as pessoas que contribuem para as religiões e para os cultos, não estranhem a ostentação de riqueza apresentada pelos representantes das mesmas. Isto estaria tudo bem se pelo mundo não fossem milhares as igrejas ao abandono, os fieis desfavorecidos e até mesmo os não crentes necessitados. Sempre me disseram que em toda e qualquer religião o mais importante era amar o próximo, que era errado ostentar riqueza quando tantos morrem no mundo... Mas vejo o papa a andar num carro blindado de milhares de euros, vestido com roupas mais brilhantes que uma barra de ouro puro e com mais pompa e circunstancia à sua volta que um rei! Enquanto isso apregoa a todos que façam sacrifícios e dêem o pouco que têm aos pobres e desfavorecidos. Isto para mim é arrogância, faz o que digo e não o que faço de forma a ires para o céu que eu já tenho cunha para entrar directo. Vejo como um grande líder religioso Dalai Lama, que mesmo não me identificando com a sua religião, acho que faz o que está certo... Não pede nada para si próprio, mas pede tudo o que os outros precisam.

Acho que o mundo está a precisar de uma grande mudança, a humanidade está a precisar de uma grande lição! Os olhos estão postos nas mais altas figuras, mas estas para onde quer olhe, estão a dar os piores exemplos... Governos a roubarem e a manterem estatutos, cultos e religiões a roubarem sem distribuir a riqueza e até os bancos e agências financeiras que tudo tentam para ganhar mais um pouco (mesmo que isso signifique o mal de muitos). A ganância de uns será o fim de muitos e antes de tudo melhorar irá piorar. Pode ser que o que venha nos ensine a mudar... A parar de acreditar nos outros e acreditar em nós! Porque os melhores exemplos estão por vezes mesmo ao nosso lado e só não prestamos atenção porque não vem nos mídia.

Cumprimentos a todos...

1 comentário:

Miguel de Campos Rodrigues disse...

Achas que uma inteira nação irá mudar assim sem mais nem menos? Há muita gente, mas mesmo muita gente, de mentes conservadoras, fechadas, ou até mesmo que não conseguem pensar para além disso (um bom exemplo foi a ciência durante a Idade Média que muitos a consideravam como bruxismo) e do qual nada mais vêm para além do que os seus olhos à sua frente.

Aliás, está provado que desde o início da história da Humanidade que o Homem sempre precisou de algo para se reconfortar e apaziguar a sua dor relacionada com os seus problemas, principalmente confrontar a morte, mas como tal houve Alguém que foi mais esperto que os outros e encontrou uma boa forma, de certo ponto, "ajudar" o mais próximo e promover-se a si próprio (não querendo dizer que realmente não ajudado, se me fiz compreender).

De qualquer forma, não mudando de assunto, SIM, é preciso mudar. Mas se tal mudança acontecesse, só assim num "estalar de dedos", poderia ocasionar de certo modo algo nada bem visto, quer por entidades cléricas, políticas e governamentais, quer por activistas e afins. Afinal se formos a ver, parte da causa, foi devido ao fundamentalismo religioso dos nossos antepassados e até aos dias de hoje, que fez com que o mundo ficasse com a mentalidade fechada que conhecemos actualmente.

Como estamos neste momento, dificilmente ou até mesmo improvavelmente será alguma vez possível criar Utopia. Já faltou mais tempo para que chegasse-mos a tal, mas nem de longe iremos chegar lá tão cedo...