Pesquisar neste blogue

14 de junho de 2012

Serenidade!

Serenidade algo que julgo nunca ter tido... Pelo menos segundo Aristóteles:
"Qualquer um pode zangar-se, pois isso é muito simples. Mas zangar-se com a pessoa adequada, no grau exacto, no momento oportuno, com o propósito justo e do modo correcto, isso, não é tão fácil como isso!" (Aristóteles - Ética a Nicómaco)
Poderia desculpar-me dizendo que é rara a pessoa que consegue ser serena segundo Aristóteles, até porque o acho algo utópico. Atinjo a minha serenidade perdoando quem me magoa e amo e esquecendo quem me magoa e não significa nada para mim! Mas por vezes não consigo perdoar, ou é difícil para mim não ripostar... Não me exprimir! Sou mau nessas situações, por vezes até péssimo! Mas quando respiro fundo, deixo o tempo passar, tudo encontra o seu equilíbrio e passa, ou ao lado, ou para trás!



A verdade é que vou tentar virar-me para oriente e para os seus ensinamentos... "Se fores paciente num momento de ira, escaparás a cem dias de tristeza.". Tentar manter a calma em qualquer ocasião, tentar pensar com clareza e só agir após pensar em tudo ponderadamente. Talvez assim encontre a paz interior que me escapou enquanto fui crescendo... Paz que nos faz falta a todos e cada dia que passa mais rara é.

Cumprimentos a todos...

3 comentários:

Ana Dionísio disse...

A mais sábia atitude é mesmo essa: pensar antes de agir. E de facto, se pensarmos antes de agirmos é fácil perceber que de nada vale ripostar ou "mandar vir" se isso não puder de facto resolver a situação e, pelo contrário, só a vier agravar e trazer mais discussão ou tristeza. Isso é ser sábio. Saber até que ponto vale a pena reagir ou não reagir e deixar acalmar. Mas é difécil.... é tão difícil conseguirmos ter essa paz interior nos dias de hoje. Tudo ocorre depressa, todos parecem andar a correr de um lado para o outro, temos objectivos e coisas que queremos (ou pensamos querer) a todo o custo alcançar, não temos tempo para tudo o que a sociedade nos exige...e aí se vai perdendo essa luz e sabedoria interiores.
Uma coisa é certa: reconhecer isso é o início do caminho para recuperar a serenidade.
No meu interior aspiro a essa calma e paz, mas muitas vezes na realidade e nas coisas do dia-a-dia vejo que vou em sentido contrário. è mais fácil talvez e parece também mais rápido, qual fast-food...queremos resolver as coisas rapidamente e não nos apercebemos que não as estamos a resolver de verdade porque na verdade não pensámos ainda seria e conscientemente sobre elas. Quero fazer isso...mas sempre me parece que não tenho tempo. Como se a vida estivesse a ser vivida em alerta constante, em sentido de urgência...o que é desgastante, cansativo e acabamos por baixar os braços e deixar tudo correr...muitas vezes deixamos até perder coisas que, para conosco próprios e no silêncio interior, nos são tão valiosas quanto vitais. E assim...vamos morrendo aos pouquinhos por tanto querermos viver (resolver).

Sabes como é que eu medito? É o meu "lugar" preferido e volta e meia lá estou, isolada é certo, mas em paz comigo mesma e pois isso é que tantas vezes tento fugir da realidade (porque sei que as coisas não são como deveriam ser) e vou para esse mundo onde consigo encontrar calma e harmonia. Pode ser em qq lugar pois não tem um espaço físico.´É um sitio dentro de mim em que consigo estar a contemplar e a pensar sobre as coisas, sem remorsos ou desejos, tudo é como é e nessas alturas entendo tudo como se nesses momentos me fosse dada permissão para beber um pouco da sabedoria. Fico em silêncio e nesses momentos tudo faz sentido e de facto sempre acabo por concluir que é ser fraco e ignorante lutar ou incorrer em infrutiferos actos de ira ou raiva. Isso não nos leva mais longe, aliás faz-nos isso sim retroceder.
Desculpa sei que às vezes ataco a tua serenidade...e sei, ainda que inconscientemente, como fazê-lo. Mas quero que saibas que também eu conheço a serenidade de que falas e que também eu ando a procurá-la e estabelecê-la na minha vida. Andamos os dois à procura, e nesse caminho às vezes viramo-nos um para o outro e discutimos acerca disso mesmo, porque até que o alcancemos é sempre ilusório.

Um beijo.

Peace :)

Ana Dionísio disse...

Essa foto... é na Mina não é???

;)

João Bento disse...

É sim senhora...=P.